ODS 5 - Igualdade de género

ODS 5 - Igualdade de género

 

i
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas

 

77 cêntimos

Pelo mesmo trabalho, as mulheres ganham apenas 77 cêntimos por cada dólar que os homens recebem.

1 em 3

35% das mulheres sofreram violência física e/ou sexual.

13%

As mulheres representam apenas 13% dos proprietários de terras agrícolas.

750 milhões

Quase 750 milhões de mulheres e meninas vivas hoje casaram-se antes dos 18 anos.

2 de 3

Dois terços dos países em desenvolvimento alcançaram paridade de género no ensino básico.

24%

Apenas 24% dos parlamentares eram mulheres em novembro de 2018, um pequeno aumento em relação a 11,3% em 1995.

Acabar com todas as formas de discriminação de mulheres e meninas não é somente um direito humano básico mas algo crucial para acelerarmos o desenvolvimento sustentável. Está provado que empoderar mulheres e meninas tem um efeito multiplicador e colabora com o crescimento económico e o desenvolvimento.

Desde 2000, o PNUD, junto com parceiros da ONU e a comunidade global, tornou a igualdade de género um elemento central no seu trabalho. Vimos progressos significativos desde então. Mais meninas estão nas escolas comparando à 15 anos atrás e muitas regiões alcançaram a igualdade de género na educação primária. As mulheres agora representam 41 por cento dos trabalhadores que recebem salários comparado a 35 por cento em 1990.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável procuram ampliar os alcances já feitos para garantir que acabe a discriminação com mulheres e meninas em todas as partes. Ainda há grandes desigualdades no mercado de trabalho em algumas regiões sendo negado, frequentemente, o direto às mulheres de igual acesso aos trabalhos. Violência e exploração sexual, a divisão desigual sobre as obrigações domésticas e a discriminação pública continuam como grandes barreiras a serem vencidas.

Fornecer direitos e recursos económicos iguais a mulheres, como acesso à terra e à propriedade, são vitais para alcançar esse objetivo, assim como garantir o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva. Hoje há mais mulheres em escritórios públicos do que antes e encorajar mulheres líderes irá fortalecer políticas e legislações para uma maior igualdade de género.

 

 

Metas do Objetivo 5 Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas

5.1 Acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas, em toda parte.

5.2 Eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos.

5.3 Eliminar todas as práticas nocivas, como os casamentos prematuros, forçados e envolvendo crianças, bem como as mutilações genitais femininas.

5.4 Reconhecer e valorizar o trabalho de assistência e doméstico não remunerado, por meio da disponibilização de serviços públicos, infraestrutura e políticas de proteção social, bem como a promoção da responsabilidade partilhada dentro do lar e da família, conforme os contextos nacionais.

5.5 Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, económica e pública.

5.6 Assegurar o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva e os direitos reprodutivos, em conformidade com o Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento e com a Plataforma de Ação de Pequim e os documentos resultantes das suas conferências de revisão.

5.a Realizar reformas para dar às mulheres direitos iguais aos recursos económicos, bem como o acesso à propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade, serviços financeiros, herança e recursos naturais, de acordo com as leis nacionais.

5.b Aumentar o uso de tecnologias de base, em particular as tecnologias de informação e comunicação, para promover o empoderamento das mulheres.

5.c Adotar e fortalecer políticas sólidas e legislação aplicável para a promoção da igualdade de género e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, a todos os níveis.

Objetivos em ação

 

Piñas en el camino de la sostenibilidad

En una comunidad rural en el norte de Costa Rica, una mujer a las que sus compañeros de trabajo llaman cariñosamente “Blanquita” lidera el ...

 

United for a clean city

Gregoria Cruz doesn't just recycle garbage, she re-imagines it. She's one of many women in her community who have abandoned the dumps in Arequipa ...

 

Small island, big results

The Sabana-Camagüey Archipelago extends along the central northern coastline of Cuba for 465 kms, from Punta Hicacos in the west to Nuevitas Bay in the east ...

FOUR
FIVE
SIX
SEVEN
EIGHT
NINE