ODS 1 - Erradicação da pobreza

ODS 1 - Erradicação da pobreza

 

i
Erradicar a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

 

736 milhões

736 milhões de pessoas ainda vivem em pobreza extrema.

10%

10% da população mundial vive em pobreza extrema, contra 36% em 1990.

1,3 biliões

Cerca de 1,3 biliões de pessoas vivem com alguma forma de pobreza multidimensional.

50%

Metade de todas as pessoas que vivem em situação de pobreza tem menos de 18 anos.

1 em 10

Uma pessoa em cada 10 é extremamente pobre.

80%

80% das pessoas que vivem com menos de 1,90$ norte americanos vivem na Ásia Meridional e África Subsariana.

Erradicar a pobreza em todas as suas formas continua a ser um dos principais desafios que a humanidade enfrenta. Enquanto o número de pessoas que vive em pobreza extrema caiu mais da metade entre 1990 e 2015 – de 1,9 biliões para 836 milhões – muitos ainda sofrem para satisfazer necessidades básicas.

A nível mundial, mais de 800 milhões de pessoas ainda vivem com menos de 1,25 dólares norte americanos por dia, muitos carecem de acesso a alimentos, água potável e saneamento adequados. O crescimento económico acelerado de países como China e Índia tiraram milhões de pessoas da pobreza, mas o progresso tem sido desigual. As mulheres estão mais sujeitas a viverem na pobreza do que os homens, devido a falta de acesso a trabalhos remunerados, educação e prosperidade.

O progresso também foi limitado em outras regiões, como o Sul da Ásia e a África Subsariana, que são responsáveis por 80 por cento das pessoas que vivem em pobreza extrema. Novas ameças que são o resultado da mudança do clima,  dos conflitos e da insegurança alimentar significam que mais trabalho é necessário para tirar as pessoas da pobreza.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um compromisso ousado para finalizarmos o que começamos com os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio para acabar com a pobreza em todas as suas formas e dimensões até 2030. Isso envolve um foco nos mais vulneráveis, aumentar o acesso básico a serviços, e apoiar comunidades afetadas por conflitos e desastres relacionados com clima.

 

 

Metas do Objetivo 1 Erradicar a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

1.1 Até 2030, acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.

1.2 Até 2030, reduzir pelo menos à metade a proporção de homens, mulheres e crianças, de todas as idades, que vivem na pobreza, em todas as suas dimensões, de acordo com as definições nacionais.

1.3 Implementar, em nível nacional, medidas e sistemas de proteção social apropriados, para todos, incluindo pisos, e até 2030 atingir a cobertura substancial dos pobres e vulneráveis.

1.4 Até 2030, garantir que todos os homens e mulheres, particularmente os pobres e vulneráveis, tenham direitos iguais aos recursos económicos, bem como acesso a serviços básicos, propriedade e controlo sobre a terra e outras formas de propriedade, herança, recursos naturais, novas tecnologias apropriadas e serviços financeiros, incluindo microfinanças.

1.5 Até 2030, construir a resiliência dos pobres e daqueles em situação de vulnerabilidade, e reduzir a exposição e vulnerabilidade destes a eventos extremos relacionados com o clima e outros choques e desastres económicos, sociais e ambientais.

1.a Garantir uma mobilização significativa de recursos a partir de uma variedade de fontes, inclusive por meio do reforço da cooperação para o desenvolvimento, de forma a proporcionar meios adequados e previsíveis para que os países em desenvolvimento, em particular os países de menor desenvolvimento relativo, implementem programas e políticas para acabar com a pobreza em todas as suas dimensões.

1.b Criar marcos políticos sólidos, em níveis nacional, regional e internacional, com base em estratégias de desenvolvimento a favor dos pobres e sensíveis a género, para apoiar investimentos acelerados nas ações de erradicação da pobreza.

Objetivos em ação

 

Mujeres de Honduras iluminan el camino

Ellas no saben leer ni escribir. Sin embargo, Iris Marlene Espinal, Carmen Lourdes Zambrano Cruz, Ingrid Miranda Martínez y Alnora Casy Estrada diseñaron un ...

 

Empoderamiento solar en distintos países

El acceso fiable al agua es fundamental para los agricultores en todo el mundo, pero para muchos agricultores en países en desarrollo que deben enfrentar la pobreza ...

 

Removing the obstacles for women farmers

Across Indonesia’s palm oil producing regions, women work in the plantations alongside men. Yet despite providing the toil and backbone to one of the ...

FOUR
FIVE
SIX
SEVEN
EIGHT
NINE