1,6 biliões
Cerca de 1,6 bilhão de pessoas dependem das florestas para sua subsistência.
80%
As florestas abrigam mais de 80% de todas as espécies terrestres de animais, plantas e insetos.
2,6 biliões
2,6 biliões de pessoas dependem diretamente da agricultura para sobreviver.
33%
As soluções climáticas baseadas na natureza podem contribuir com cerca de um terço das reduções de CO2 até 2030.
125 triliões de US$
O valor dos ecossistemas para os meios de subsistência e bem-estar humano é de 125 triliões de dólares norte americanos por ano.
60-80%
As regiões montanhosas fornecem entre 60% a 80% da água doce da Terra.
A subsistência da vida humana depende da terra assim como dos oceanos. A vida vegetal corresponde a 80 por cento da dieta humana e nós dependemos da agricultura como importante fonte económica e de desenvolvimento. Florestas ocupam cerca de 30 por cento do território do planeta Terra criando ambientes vitais para milhões de espécies e importante fonte de água e ar limpos. Estes ambientes também são cruciais para combater as alterações climáticas.
Hoje vemos uma degradçaão do solo sem precedentes e uma perda de terras cultiváveis de 30 a 35 vezes maior do que a média histórica. Secas e desertificação também aumentam a cada ano, junto com a perda de 12 milhões de hectares que afetam diretamente comunidades mais pobres de todo o planeta. Das mais de 8300 espécies de animais conhecidas, oito por cento estão extintas e 22 por cento em risco de extinção.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável procuram conservar e restaurar a utilização do ecossistema terrestre, como as florestas, os pântanos, as zonas secas e as montanhas até 2020. Travar a desflorestação também é vital para mitigar o impacto das mudanças no clima. Ações urgentes precisam ser tomadas para reduzir a perda de ambientes naturais e biodiversidade que são parte do nosso património comum.
Metas do Objetivo 15 Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade
15.1 Até 2020, assegurar a conservação, recuperação e uso sustentável de ecossistemas terrestres e de água doce interior e os seus serviços, em especial florestas, zonas húmidas, montanhas e terras áridas, em conformidade com as obrigações decorrentes dos acordos internacionais.
15.2 Até 2020, promover a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de florestas, travar a deflorestação, restaurar florestas degradadas e aumentar substancialmente os esforços de florestação e reflorestação, a nível global.
15.3 Até 2030, combater a desertificação, restaurar a terra e o solo degradados, incluindo terrenos afetados pela desertificação, secas e inundações, e lutar para alcançar um mundo neutro em termos de degradação do solo.
15.4 Até 2030, assegurar a conservação dos ecossistemas de montanha, incluindo a sua biodiversidade, para melhorar a sua capacidade de proporcionar benefícios que são essenciais para o desenvolvimento sustentável.
15.5 Tomar medidas urgentes e significativas para reduzir a degradação de habitat naturais, travar a perda de biodiversidade e, até 2020, proteger e evitar a extinção de espécies ameaçadas.
15.6 Garantir uma repartição justa e equitativa dos benefícios derivados da utilização dos recursos genéticos e promover o acesso adequado aos recursos genéticos.
15.7 Tomar medidas urgentes para acabar com a caça ilegal e o tráfico de espécies da flora e fauna protegidas e agir no que respeita tanto a procura quanto a oferta de produtos ilegais da vida selvagem.
15.8 Até 2020, implementar medidas para evitar a introdução e reduzir significativamente o impacto de espécies exóticas invasoras nos ecossistemas terrestres e aquáticos, e controlar ou erradicar as espécies prioritárias.
15.9 Até 2020, integrar os valores dos ecossistemas e da biodiversidade no planeamento nacional e local, nos processos de desenvolvimento, nas estratégias de redução da pobreza e nos sistemas de contabilidade.
15.a Mobilizar e aumentar significativamente, a partir de todas as fontes, os recursos financeiros para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade e dos ecossistemas.
15.b Mobilizar recursos significativos, a partir de todas as fontes, e a todos os níveis, para financiar a gestão florestal sustentável e proporcionar incentivos adequados aos países em desenvolvimento para promover a gestão florestal sustentável, inclusive para a conservação e o reflorestamento.
15.c Reforçar o apoio global para os esforços de combate à caça ilegal e ao tráfico de espécies protegidas, inclusive através do aumento da capacidade das comunidades locais para encontrar outras oportunidades de subsistência sustentável.
Objetivos em ação
Water in Myanmar's dry zone
Daung Yi is a young mother living in Myanmar’s Dry Zone where clean water is scarce, vegetation is thin and the soil is dry and eroded. The communities ...
Saving Time, Saving Trees
Often referred to as the Mountain of the Sun, Mount Elgon, the fourth highest mountain in East Africa, is a major catchment area that straddles the border ...
Beehives for a Better Life
In the mountains of Eastern Uganda, beekeeping is alleviating stress on the natural environment by providing an alternative livelihood option. Profits from ...