Avaliações GEO-9

Avaliações GEO-9

 

i

Correção do 3º teste de avaliação:

GRUPO I

1. a) Num intervalo de pelo menos 6 dias consecutivos, a temperatura máxima diária é superior em 5ºC ao valor médio da temperatura máxima diária no período de referência.

2. d) O interior centro e o interior sul.

3. a) Destruição de colheitas agrícolas e aumento da taxa bruta de mortalidade.

4. c) O nordeste e o interior sul.

5. d) Aos reduzidos valores de precipitação.

 

 

GRUPO II

1. As funções da atmosfera são a proteção ao impedir que a totalidade da radiação chegue à superfície terrestre, a filtragem de fragmentos que entram na atmosfera e a regulação da temperatura.

2. À medida que a altitude aumenta o ar torna-se mais rarefeito pelo que a temperatura diminui.

3. O efeito estufa é um fenómeno natural responsável pela regulação da temperatura do planeta em cerca de 15ºC, através da absorção da radiação libertada pela Terra (radiação terrestre) por determinados gases presentes naturalmente na atmosfera, e por isso imprescindível à vida na Terra.

 

 

GRUPO III

1. c) Inundação fluvial.

2. c) As chuvas abundantes e/ou intensas associadas à construção em leito de inundação.

3. c) O planeamento na ocupação das bacias hidrográficas e desobstrução do leito dos rios com regularidade.

4. b) Junto aos estuários dos rios que se caraterizam por baixas altitudes.

5. Refere três das seguintes consequências:

- Evacuação e desalojamento de pessoas;

- Perda de vidas humanas;

- Isolamento de povoações;

- Submersão e/ou danificação de vias de comunicação e de outras infraestruturas e equipamentos;

- Destruição de explorações agrícolas e pecuárias;

- Interrupção do fornecimento de bens ou serviços básicos (água potável, eletricidade, telefone, combustíveis);

- Contaminação das águas e consequentemente aumento de infeções e doenças.

6. Fundamenta a afirmação salientando que as bacias hidrográficas de pequena dimensão apresentam, geralmente, condições para que uma cheia se forme e propague rapidamente devido à morfologia dos vales, geralmente pouco largos e pouco profundos. Por outro lado, nas bacias de grandes dimensões as inundações levam mais tempo a decorrer devido à necessidade de vários dias de chuvas intensas.

 

 

GRUPO IV

1. Os movimentos de vertente se inserem nos riscos geomorfológicos.

2. Considera-se válida a resposta quando se refere que um movimento de vertente consiste no deslocamento de massas instabilizadas de rocha ou solos, que se destacam de um maciço rochoso ou terreno, seguindo-se a sua movimentação, mais ou menos rápida, na direção do sopé da vertente. Estes ocorrem por todo o mundo, mas o perigo tende a ser maior nas regiões montanhosas das zonas tropicais (América central e do sul e o sudeste asiático) induzido pelos terrenos íngremes, pelas fortes precipitações e pela ocorrência de tempestades como os furacões. Para alem destes lugares ocorrem também de forma muito significativa nas arribas do litoral. De entre as causas humanas que potenciem a ocorrência deste tipo de catástrofe podemos salientar por exemplo a destruição da cobertura vegetal e remoção de terrenos, escavações na base e/ou a meio da vertente para a construção de estradas ou explorações extrativas ou ainda a sobrecarga de vertentes com construções. As fortes precipitações das monções que ocorrem nas áreas mencionadas e as tempestades contribuem fortemente para estes fenómenos uma vez que os solos ao ficarem mais saturados de humidade tornam-se mais pesados e instáveis aumentando o risco de rutura e deslizamento. Como medidas de prevenção podemos evitar a desflorestação, instalar sistemas de drenagem de águas nas vertentes instáveis, estabilizar as vertentes com infraestruturas de suporte e fixação dos materiais rochosos ou planear e ordenar a ocupação humana das vertentes e dos espaços que elas podem afetar.