Sobre

Sobre

 

 

Mais do que estudar Geografia, gostar dela.

 

Chamo-me Pedro Martins, sou professor de Geografia formado pela Universidade de Coimbra e o criador do site WE LOVE GEOGRAPHY. Talvez já tenhas questionado:

 

É possível gostar de Geografia?

É realmente importante estudar esta disciplina?

Consegue realmente um professor de Geografia ser uma referência num sítio da internet?

 

Então, estás no lugar certo.

 

Existem milhares de sites na internet que abordam os temas de Geografia. Mas apenas alguns diretamente vocacionados para os alunos. Por isso, pretendo demonstrar que existem outras ferramentas que poderão captar a atenção e interesse, através da multiplicidade de recursos aqui apresentados, nos vários temas que integram o plano curricular da disciplina.

 

Assim, estou aqui para te ajudar a encontrar os ingredientes necessários para obteres sucesso em Geografia. Mais do que isso. Gostares de Geografia.

 

Sempre aberto a novos projetos, e ansioso por colaborar com os alunos, ou mesmo com aqueles que apenas se interessem pelas temáticas, decidi avançar para este novo desafio, dedicando-me ao que realmente gosto e ao que posso realmente trazer valor. Ensinar Geografia. Descobrir o meu papel como professor e como comunicador, não só através de estratégias em sala de aula, mas também através da contínua apresentação de recursos.

 

Deste modo, este espaço, sem qualquer fim lucrativo ou publicitário, pretende ser um local privilegiado onde partilho aquilo que sei e aquilo que vou aprendendo. Um espaço para ti, um espaço para todos, porque acredito que todos possuem uma habilidade única, sem exceções, e por isso ela deve ser explorada.

 

Quer seja escrever, calcular, comunicar, ensinar, dançar ou mesmo cantar, a partilha de experiências pode ajudar quem deseja prosseguir um caminho parecido. Mais, ajuda a aperfeiçoarmo-nos.

 

Por isso partilho a minha. Entusiasta, por entre as horas conturbadas, de mil coisas diferentes, entre as quais filatelia, leitura, turismo ou mesmo, acreditem, agricultura, cedo arranjei várias profissões após a conclusão da escolaridade obrigatória.

 

Anos mais tarde, talvez pelo vazio de expectativas, retomei os estudos e uma paixão antiga de tenra idade. Tinha apenas oito anos quando uma simples consulta numa enciclopédia instalou em mim o desejo de ver e experimentar o mundo. Só hoje começo a perceber o impacto profundo que esse simples ato teve e o papel inconfundível que desempenhou na formação da pessoa que sou hoje e nas escolhas que fiz ao longo dos anos.

 

Eu possuía, como qualquer outra criança, uma curiosidade ilimitada em tudo e todos e aquela enciclopédia abriu um mundo novo em meu redor: os mapas, as ilustrações e as imagens capturaram a minha imaginação e percebi que o mundo em que vivia era muito mais do que os limites da minha pequena aldeia. O facto de existirem tantas pessoas além dessas fronteiras que viviam em condições diferentes e falavam idiomas diferentes intrigava-me infinitamente. Além disso, o meu fascínio pelas diversas zonas climáticas e por uma enorme diversidade de animais e plantas em todo o mundo garantiam que eu estivesse ocupado por horas a fio, derramado sobre as imagens e ilustrações coloridas.

 

Alguns anos depois, tive um círculo de pen pals em todo o mundo (alguém sabe ou ainda se lembra o que era?!) e através deles, eu aprendi mais sobre as suas vidas diárias e culturas. Esta experiência mostrou-me que eu tinha um interesse precoce pela Geografia. Ainda hoje partilho essas experiências, embora por outros moldes, no Postcrossing, pelo simples facto de conhecer e explorar novas pessoas, línguas, monumentos, paisagens ou culturas de todo o mundo.

 

A Geografia é muito mais do que poder apontar um país num mapa mundial ou conhecer a capital de todos os países do mundo (embora, se o fizesse, ficaria muito impressionado!). Trata-se de conhecer melhor o nosso mundo e as pessoas e entender o que marca as sociedades. Ajuda a estimular a nossa curiosidade e, à medida que nos tornamos mais curiosos, a nossa consciência cresce. Começamos a ver que o nosso mundo se estende muito para além dos limites da cidade ou país em que vivemos, abre os nossos olhos para diferentes perspetivas, e ajuda-nos a desenvolver indivíduos conscientes.

 

A importância da Geografia no nosso mundo é inegável. E, para mim, tudo isso pode ter sido desencadeado por um simples ato: ver uma enciclopédia geográfica.

 

Quem sabe se a tua habilidade não é mesmo